Como Meditar/Emissoras Cósmicas
Fonte: http://www.thelos.org.br/site/como-meditaremissoras-cosmicas.html
O professor Huberto Rohden inicia este áudio afirmando que quanto mais silencioso o Homem se torna, mais se aproxima de Deus! Que na profundeza do silêncio dinâmico, o Homem descobre a verdade libertadora sobre si mesmo, sobre Deus, sobre o Universo.
Descobre o Deus do mundo, no mundo de Deus. A grande harmonia cósmica! Para isto, dizia ele, é necessário fechar todas as portas do ruído do Ego físico, mental e emocional (todos os sentimentos, pensamentos e desejos). É necessário abrir as portas da “consciência espiritual” e entrar no “terceiro céu”, no vasto nirvana da realidade suprema, onde o homem percebe “ditos indizíveis” da verdade libertadora. Onde a alma sente a imanência do infinito, em todos os finitos. O Espírito do Deus do mundo que habita todos os mundos de Deus.
Depois deste contato, afirma Rohden, a vida diária deste Homem se transforma aos poucos, através da leveza e luminosidade destes mundos que contemplou. E Ele diz a si mesmo: – “Eu e o Pai somos um!”, “O Pai está em Mim!” e “Eu estou no Pai!”. O infinito vive em mim e eu vivo no infinito. No meu íntimo ser, eu sou o que Deus é, por isto, no meu externo agir, quero também agir assim como Deus age. Finalmente compreende a frase do Divino Mestre, “O reino de Deus está dentro de vós!”. E esta experiência da paternidade única de Deus se manifesta na vivência da fraternidade universal dos Homens. A grande vertical da mística, do primeiro mandamento, se concretiza na vasta horizontal do segundo mandamento (“Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças!” e “O teu próximo como a ti mesmo!”). E este Homem descobre que o seu céu, começa aqui e agora!
Transforma todas as suas materialidades, pelo poder da espiritualidade. Também percebe que assim como não se pode descrever a um surdo a beleza da música, nem se pode dar a um cego idéia das cores; da mesma forma não se pode fazer compreender as glórias do reino do Cristo a um incrédulo que não as tenha “experimentado pessoalmente”!
Da metade deste áudio até o seu final, o professor Rohden, simbolicamente, compara Deus, como uma grande emissora emitindo ondas eletrônicas, onde todo receptor, devidamente “sintonizado” recebe as mensagens maravilhosas. E que cada um é beneficiado, de acordo com a sua capacidade receptiva. Diz ainda que ser benfeitor da humanidade não é apenas distribuir donativos físicos. Isto convém que seja praticado, mas não é a mais alta das beneficências que podemos praticar a nossos semelhantes.
O melhor método de fazer bem a humanidade é “ser bom”. Diferente de ser “bomzinho”. Ser bom, segundo Rohden, é estar sintonizado com o infinito, é ter consciência mística do infinito e viver a vivência ética em todas as horizontalidades. Afirma que assim viviam os grandes mestres da humanidade, sobretudo, Jesus, o Cristo.
Ouça a forma surpreendente que o professor Rohden fala do porquê de Jesus, o Cristo, não ter feito uma “campanha benéfica” em toda a Judéia, Samaria e Império Romano, acabando com toda doença, toda fome e todos os sofrimentos. Aliás, sobre isto, pouco vou escrever, melhor mesmo será que cada um ouça este áudio até o seu final!
Claudio Campos
Podcast: Download (34.0MB)
Huberto Rohden
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden
Huberto Rohden | |
---|---|
|
---|
Nacionalidade | Brasileiro |
Nascimento | 31 de dezembro de 1893 |
Local | Tubarão - Santa Catarina (SC) |
Falecimento | 7 de outubro de 1981 (87 anos) |
Local | São Paulo |
Actividade | |
Campo(s) | Filósofo, educador e teólogo |
Huberto Rohden (São Ludgero, 31 de dezembro de 1893 — São Paulo, 7 de outubro de 1981) foi um filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo. Filho de Johannes Rohden e de Anna Locks.
Precursor do espiritualismo universalista,
escreveu mais de 100 obras (ao final da vida, condensadas em 65
livros), onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e
abordagem espiritualista de questões pertinentes à Pedagogia, Ciência e Filosofia, enfatizando o autoconhecimento, auto-educação e a auto-realização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia:
autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a
consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do
indivíduo, reconhecendo que deve assumir as conseqüências dos atos e
buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder
de eliminar os débitos morais do fiel.
- Traço marcante no pensamento de Huberto Rohden na Filosofia brasileira do século XX é a acentuada preocupação com controvérsias do campo da Ética e da Pedagogia, próprias da sociedade moderna, e o estudo da metafísica fundamentado na análise comparada de religiões e filosofias espiritualistas do Ocidente e Oriente.
- Atualmente publicados pela Editora Martin Claret (São Paulo), os livros foram também editados pelas editoras Vozes (Petrópolis), União Cultural (São Paulo), Globo (Porto Alegre), Freitas Bastos (Rio de Janeiro) e Fundação Alvorada (São Paulo), entre outras.
- Padre jesuíta durante o início da carreira literária, graduou-se em Ciências, Filosofia e Teologia pelas Universidades de Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália).
- Fundador da Instituição Cultural e Beneficente Alvorada (1952), lecionou na Universidade de Princeton (Estados Unidos da América), American University, de Washington D.C. (EUA), e na Universidade Mackenzie (São Paulo, SP). Proferiu palestras nos Estados Unidos, Índia e Portugal.
- Tradutor do Novo Testamento, da Bhagavad Gita e do Tao Te Ching, preocupou-se em editá-los a preços populares, de modo que facilitasse a democratização do conhecimento. Ao longo da vida revisou, atualizou e reescreveu o conjunto dos escritos.
- Foi biografado por Zoraida Hostermann Guimarães em Um Pilar de Luz no Cosmo (2000), da Editora Lunardelli (Florianópolis, SC).
Índice |
Pioneirismo
- Nas obras de meados do século XX, Huberto Rohden já abordava temas que só a partir do final daquele século começariam a se tornar recorrentes na literatura espiritualista brasileira: a cidadania e a consciência cósmicas; a auto-educação como principal meio de auto-iluminação; a cosmocracia (autogoverno de acordo com a Ética universal); a felicidade via exercício contínuo do autoconhecimento e auto-realização; a espiritualidade de cunho laico, temporal, ecumênico e universalista.
- Apesar de ser, como intelectual, o principal precursor brasileiro do espiritualismo universalista e de ter obras com boa distribuição e a preços populares, ainda é pouco conhecido e divulgado, na comunidade espiritualista do Brasil, o papel pioneiro de Huberto Rohden no âmbito do espiritualismo universalista.
Bibliografia (estudos e traduções)
Coleção Filosofia Universal
Coleção Filosofia do Evangelho
- Filosofia Cósmica do Evangelho
- O Sermão da Montanha
- Assim Dizia o Mestre
- O Triunfo da Vida sobre a Morte
- O Nosso Mestre
Coleção Filosofia da Vida
- De Alma para Alma
- Ídolos ou Ideal?
- Escalando o Himalaia
- O Caminho da Felicidade
- Deus
- Em Espírito e Verdade
- Em Comunhão com Deus
- Cosmorama
- Porque Sofremos
- Lúcifer e Lógos
- A Grande Libertação
- Bhagavad Gita (tradução)
- Setas para o Infinito
- Entre Dois Mundos
- Minhas Vivências na Palestina, Egito e Índia
- Filosofia da Arte
- A Arte de Curar pelo Espírito (tradução do original de Joel Goldsmith)
- Orientando
- "Que vos parece do Cristo?"
- Educação do Homem Integral
- Dias de Grande Paz (tradução)
- O Drama Milenar do Cristo e do Anticristo
- Luzes e Sombras da Alvorada
- Roteiro Cósmico
- A Metafísica do Cristianismo
- A Voz do Silêncio
- Tao Te Ching (tradução)
- Sabedoria das Parábolas
- O 5o. Evangelho Segundo Tomé (tradução)
- A Mensagem Viva do Cristo (Os Quatro Evangelhos) (tradução)
- Rumo à Consciência Cósmica
- O Homem
- Estratégias de Lúcifer
- O Homem e o Universo
- Imperativos da Vida
- Profanos e Iniciados
- Novo Testamento (tradução)
- Lampejos Evangélicos
- O Cristo Cósmico e os Essênios
- A Experiência Cósmica
Coleção Mistérios da Natureza
Outras obras
- Novos Rumos para a Educação
- Jesus Nazareno
- Por um Ideal
- Myriam - a História da Mãe de Jesus
- A Nova Humanidade
- Cosmoterapia
- Einstein - o Enigma do Universo
- Paulo de Tarso
- Huberto Rohden: o Formulador da Filosofia Univérsica (seleção póstuma de textos e entrevista)